Imprimir

TIMÓTEO – O DISCÍPULO

Publicado em Escola Bíblica Dominical

Autor: O apóstolo Paulo

Para quem foi escrita:

A carta foi escrita a Timóteo, verdadeiro filho na fé (I Timóteo 1.2).

Quando foi escrita: Entre 61 e 64 d.C.

Para que foi escrita: A 1ª carta foi escrita para que Timóteo soubesse “como convém andar na Casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade” -1 Timóteo 3.15. Esse é o resumo e a chave da epístola.

Nacionalidade: Nasceu em Listra (Atos 16.1); uma cidade da Licaônia, região da província romana da Galácia.

Filiação: Mãe judia, pai grego. Mãe Eunice e avó Lóide.

 

 

1.      QUEM ERA TIMÓTEO

 

a.      Naturalmente tímido e receoso – 1 Coríntios 16.10

b.      Aparência juvenil, que inspirava pouca responsabilidade -1 Timóteo 4.12

c.       Não  gozava de boa saúde – 1 Timóteo 5.23

d.      Emoções à flor da pele – 2 Timóteo 1.4

e.      Não gostava de se arriscar – 2 Timóteo 1.7,8

f.        Era imaturo – 2 Timóteo 2.22

 

2.      AS QUALIDADES DE TIMÓTEO

a.      Timóteo era um cooperador – Romanos 16.21

b.      Amado e fiel – 1 Coríntios 4.17

c.       Trabalhava na obra do Senhor – 1 Coríntios 16.10

d.      Era confiável – Filipenses 2.20

e.      Tinha um caráter aprovado – Filipenses 2.22

f.        Um servo perseverante e digno de Cristo – 1 Ts 3.2

g.      Sincero diante de Deus – 2 Timóteo 1.5

h.      Estudante zeloso e obediente à Palavra de Deus – 2 Timóteo 3.15

i.        Um homem de boa reputação – Atos 16.2

j.        Timóteo não se prendia em tradições humanas – Atos 16.3

 

Ao visitar Listra durante sua segunda viagem, Paulo ouviu o bom testemunho dos irmãos sobre Timóteo e decidiu levá-lo consigo para o trabalho da pregação do Evangelho. Durante uns 15 anos, Timóteo fora treinado por Paulo. Agora Paulo dizia: “Timóteo, quero que você fique em Éfeso e zele pela igreja aí”.

A tarefa de Timóteo na cidade de Éfeso era um grande desafio.

Sendo Éfeso uma das cinco maiores cidades do Império Romano. Principal centro de negócios da Ásia (parte da atual Turquia). Cidade progressista, rica e idólatra. Praticavam-se ali torpezas e cultos a diversas divindades, sendo o principal  o culto à deusa da fertilidade, a Diana dos efésios.

Desde quando se iniciou a primeira igreja cristã naquele lugar (provavelmente na casa de Priscila e Áquila) uns doze anos antes, muitas outras foram fundadas. Igrejas que se reuniam nos lares brotavam por toda a parte. Era maravilhoso. Mas também havia perigos. Atos 16.5

Em Roma Paulo tinha visto os problemas que podem surgir da falta de organização. Era preciso que alguém fosse a Éfeso a fim de impedir que as igrejas se desintegrassem; alguém que tivesse o mesmo espírito de organização de Paulo, e que não fosse um ditador; alguém que os efésios conhecessem.

Timóteo deve ter sentido que a empreitada estava acima de suas forças. Com o estômago debilitado e o caráter tímido, como poderia ele lidar com discussões e disputas doutrinárias na igreja, as quais eram jamais inevitáveis numa congregação do tamanho da de Éfeso?

Quando se lê o começo da carta de Paulo a Timóteo, pode-se perceber qual foi a tendência natural de Timóteo: “Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina”- (1 Timóteo 1.3). Se Paulo estava rogando a Timóteo que ficasse, é óbvio que Timóteo preferia não ficar. Ele se sentia desqualificado para assumir essa liderança na igreja de Éfeso. Temia por ser jovem demais. Era propenso a doenças e tímido por temperamento.

Como poderia o nome de Timóteo chegar até mesmo a ser considerado para uma função tão estratégica? Deus se deleita em usar pessoas que pouco prometem. Por que Deus usa tais pessoas ao invés de líderes natos? Paulo explicou isso certa vez aos coríntios:

“Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar os fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus” (I  Coríntios 1.27-29).

Paulo sabia que Timóteo precisava da palavra de Deus para fazer o trabalho de evangelista. “Aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino (1 Tm 4.13), e  “procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro ... que maneja bem a palavra da verdade (2 Tm 2.15).

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Comentários   

 
0 #5 edson 09-07-2014 18:25
Um bom estudo
Citar | Reportar ao administrador
 
 
0 #4 madalena 09-04-2014 14:58
muito bom,obrigada.me ajudou muito,amei o estudo
Citar | Reportar ao administrador
 
 
0 #3 vanderluce 03-09-2013 19:55
este texto é profundo quanto mais eu leio mais eu tenho que aprender.
Citar | Reportar ao administrador
 
 
0 #2 Luiz Neto 27-08-2013 18:23
Paz do Senhor!! Gostei muito do estudo, um exemplo de um verdadeiro Cristão para nós. Vejo que apesar de nossas limitações devemos ser obedientes a Deus e trabalhar na obra.
Citar | Reportar ao administrador
 
 
0 #1 Ednaldo Braga 10-08-2013 23:45
a paz do Senhor..
muito bom o estudo.
]que Deus lhe abençoe....
Citar | Reportar ao administrador
 

Quer se manter informado? Siga-nos!